sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Apertar cravos e espinhas causa cicatrizes? Veja mitos e verdades sobre a pele


Tomar sol envelhece? Espremer espinhas e cravos deixa cicatriz? Veja a resposta para essas e outras questões sobre a pele comentadas pela dermatologista Dra. Christiana Blattner, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
- Tomar sol envelhece?
Sim. A médica explica que o sol é um importante fator de aceleração do envelhecimento da pele, pois destrói as fibras de colágeno, que dão sustentação à pele. “O sol é uma radiação. Ao atingir as camadas mais profundas da pele, os raios ultravioletas podem alterar o DNA das células da pele, provocando o envelhecimento precoce, lesões e até mesmo o câncer de pele. Mas isso não ocorre de uma hora para outra: o nosso corpo vai acumulando esses efeitos nocivos do sol, por isso é tão benéfico iniciar a proteção já na infância”, aconselha.
- É verdade que alguns alimentos ajudam no bronzeado?
Sim. Segundo Dra. Christiana, os alimentos que contêm betacarotenos, como cenoura, mamão e abóbora, deixam seus pigmentos impregnados na pele e, ao mesmo tempo em que auxiliam na proteção dos raios solares, agindo como barreira, também promovem o escurecimento da pele.
- Não dormir direito causa olheira?
Sim. “O cansaço e o fato de não dormir direito congestionam os vasos sanguíneos ao redor dos olhos. O aumento de pressão desses vasos torna a pele mais avermelhada e, com a transparência da pele, os vasos ficam mais aparentes. Consequentemente, surgem as olheiras”, explica a especialista.
- Apertar cravos e espinhas causa cicatrizes?
Sim, mas essa não é a única causa. Segundo a Dra. Christiana, quem tem tendência a ter cicatrizes de acne poderá apresentá-las independente de espremer ou não a pele. “O perigo de apertar cravos e espinhas com as mãos é justamente ferir a pele e causar cicatrizes pelo atrito exagerado. Melhor do que espremer as espinhas é usar produtos secativos.” Ainda de acordo com ela, as cicatrizes acneicas podem ser tratadas através de lasers ablativos, peeling cirúrgico, preechimentos, microenxertos e subcisão.
- Remover tatuagens deixa mancha na pele?
Não. Segundo a médica, existem aparelhos a laser com tecnologia específica para a remoção de tatuagens. Eles “quebram” os pigmentos em partículas minúsculas, permitindo que o organismo os elimine.
- Quais são os riscos da tatuagem?
1 – Infecções durante a realização. “A tatuagem faz com que uma barreira da pele seja retirada e deixa uma ferida aberta, o que propicia a entrada de microorganismos”, explica;
2 – Perda da cor;
3 – Migração do pigmento, o que é mais perigoso em regiões próximas às pálpebras;
4 – Alergia ao pigmento. “Os pigmentos vermelhos, por conterem mercúrio, podem ser rejeitados pelo organismo, levando a uma intensa destruição da tatuagem. A meu ver, esse é o maior risco, uma vez que o laser não vai conseguir remover esse pigmento, que pode ser disseminado no organismo. A conduta, neste caso, é a remoção cirúrgica da região afetada”, alerta Dra. Christiana.
Fonte: Marianna Feiteiro

0 comentários:

Postar um comentário