segunda-feira, 23 de março de 2015

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA GELATINA PARA A PELE?

Colágeno contido na sobremesa promete deixar a pele mais firme


Há tempos se fala na gelatina como aliada na beleza da pele. A fama é tanta que algumas empresas apostam nela como ingrediente principal de cosméticos e máscaras. Mas afinal, a gelatina é assim poderosa mesmo? Há controvérsias. 

A fama da gelatina se dá pelo colágeno, uma substância responsável pela manutenção e firmeza da pele, que ajuda a amenizar a flacidez, evitar rugas e linhas de expressão. A gelatina em pó, encontrada nos supermercados, contém colágeno, mas em quantidades muito pequenas. 
Segundo uma pesquisa feita pela Pro Teste, com 120 marcas, as gelatinas em pó têm no máximo 2 gramas de colágeno, sendo que o recomendado por dia é cerca de 10 gramas. As melhores fontes de colágeno são as carnes brancas e vermelhas. Há também quem prefira o colágeno hidrolisado; ele é mais puro e pode ser adicionado a sucos, legumes e até na própria gelatina. 
Além disso, a gelatina é rica em corantes e aditivos químicos, o que não faz bem à saúde, principalmente das crianças. Se a gelatina não for diet, ainda é rica em açúcares. Portanto, a gelatina não deve ser a única fonte de colágeno se a ideia é consumi-la para a manutenção da pele. Por outro lado, ela pode ser benéfica para quem quer emagrecer (nas versões sem açúcar, claro); ela é rica em água e sua formulação ajuda na saciedade, amenizando a fome. 
Há ainda quem aposte nas máscaras caseiras feitas com gelatina. Fique sabendo que dificilmente elas funcionam. Diversas pesquisas comprovam que o colágeno só é absorvido pelo organismo quando é consumido, e não aplicado. O motivo disso é simples; os poros são estruturas bem pequenas, onde apenas algumas substâncias químicas com moléculas minúsculas conseguem penetrar. O colágeno é formado de proteínas, que por sua vez, são formadas de aminoácidos. E aminoácidos são estruturas maiores do que a abertura dos poros. Fica a dica.
Fonte: Helena Dias


0 comentários:

Postar um comentário