quarta-feira, 18 de março de 2015

Jornal britânico sugere que mulheres depilem pelos do rosto com lâmina

Provavelmente um dos primeiros conselhos de beleza que você recebeu ainda pequena é o de jamais usar lâmina de barbear para depilar o buço ou qualquer tipo de pelo no rosto. Pois o jornal britânico "Daily Mail" publicou uma matéria controversa nesta semana, dizendo que especialistas de beleza consultados defendem que as mulheres raspem os pelos faciais exatamente como os homens fazem em seu dia a dia. Um dos pontos é que a espécie de esfoliação consequente renovaria a pele e auxiliaria como medida antienvelhecimento.

O veículo conta alguns casos de mulheres que há anos raspam seus rostos. "É barato, leva alguns segundos para fazer e não irrita a minha pele, diferentemente de depilação a laser ou com cera", disse a britânica Angela Garvin, uma das personagens consultadas. "Essa história de que o pelo nasce mais escuro e grosso é mito. E a maquiagem acaba sendo aplicada de maneira mais uniforme, além de os produtos de beleza em geral serem melhor absorvidos pela pele."

O dermatologista Michael Prager, que atende pacientes em Londres, também se diz a favor da prática. "Do aspecto relacionado ao antienvelhecimento, a depilação com lâmina tem seus pontos positivos. É uma forma mais leve de microdermoabrasão, então ativa a produção de colágeno, que acaba reduzindo ou inibindo a criação de rugas", afirmou. 

Também procurado pelo veículo, o dermatologista Neal Schultz disse que é justamente por isso que as marcas de idade demoram mais a aparecer em homens do que em mulheres. "A maior parte dos homens faz a barba regularmente por anos. Por isso até quando eles se encontram na faixa dos 30 e 40 anos, geralmente possuem pele com uma aparência melhor que a das mulheres na mesma idade", comentou.

Do contra

Com a repercussão, o jornal britânico "The Guardian" resolveu rebater o texto, afirmando que a depilação facial com lâmina é algo da qual as mulheres devem fugir. A editora de beleza do veículo, Anita Bhagwandas, defende que há formas mais seguras e permanentes de deixar a pele macia e sem pelos hoje em dia.

"Na realidade atual que castiga qualquer indício de pelos faciais em mulheres, tê-los acaba sendo angustiante psicologicamente --razão pela qual algumas delas, sobretudo as que possuem síndrome do ovário policístico, acabam recorrendo a diversas medidas. Há, hoje em dia, o uso de contraceptivos orais que diminuem a produção de testosterona (o que auxilia na redução de pelos), cremes depilatórios, etc. A depilação a laser, por exemplo, é ideal para a remoção permanente", escreveu.

Quanto à questão antienvelhecimento, Anita esclarece que as diferenças genéticas entre homens e mulheres não devem ser deixadas de lado. "Essa questão é completamente sem noção. Homens têm a pele mais jovem porque os hormônios masculinos engrossam a pele em até 25% a mais do que as mulheres. Eles também produzem mais sebo, que é o que mantém a pele mais hidratada. Além disso, os homens têm uma densidade maior de colágeno na pele do que as mulheres, é por isso que nós acabamos envelhecendo mais rápido."

Fonte: Uol

0 comentários:

Postar um comentário