quarta-feira, 17 de junho de 2015

O ENVELHECIMENTO DAS PELES OLEOSAS


Com o passar dos anos, infelizmente, a pele começa a sentir o sinal do tempo e envelhece. O bom é saber que, com o cuidado adequado, esse envelhecimento pode ser retardado um pouquinho.

Aquela história de que pele oleosa demora mais para envelhecer é mito. O que acontece é que a pele oleosa tende a "disfarçar" melhor o envelhecimento, enquanto que a pele seca tende a evidenciar esse aspecto, se não hidratada corretamente. "Esse ressecamento da pele seca pode gerar descamação, alteração da coloração, maior rugosidade e menor brilho. Todos estes fatores fornecem o aspecto de uma pele não saudável e, consequentemente, mais envelhecida", afirma a dermatologista Alessandra Nogueira, de São Paulo.

Segundo Alessandra, fatores como fumo, estresse, má alimentação e exposição prolongada ao sol fazem com que o envelhecimento - inclusive o precoce - ganhe força. A melhor maneira de prevenir esse problema que assombra a maioria das pessoas é criar o hábito de proteger a pele diariamente. "A melhor maneira de prevenir o envelhecimento, em todos os tipos de pele, é primeiramente o uso de um bom filtro solar diariamente, pois sabemos que a exposição ao sol é a principal causa do envelhecimento precoce", explica a profissional. "O hábito diário de limpeza com higienizadores adequados ao seu tipo de pele e uma boa hidratação também possuem um papel fundamental para manutenção de uma pele saudável", completa. Evitar o consumo de cigarros e o estresse do dia a dia também ajuda a manter o equilíbrio cutâneo.

Alessandra ensina: "Lave o rosto com água fria e faça a limpeza com higienizadores que diminuam a oleosidade, porém sem ressecar a pele. Isso porque a limpeza excessiva ou alguns sabonetes comuns podem gerar esse ressecamento. Nestes casos, a pele responde a essa limpeza aumentando a sua produção de oleosidade, no intuito de compensar/corrigir esse desequilíbrio. Depois, indico um protetor solar de uso diário, de textura leve, não oleoso e que forneça uma boa proteção UVA e UVB".

A dica final de Alessandra é sempre consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento em casa. Além de informá-los a melhor maneira de tratar o problema, com maior eficácia, os profissionais da pele podem receitar tratamentos melhores que só podem ocorrer com prescrição médica. "Alguns produtos exclusivos de prescrição médica são bastante eficazes na prevenção do envelhecimento cutâneo, como por exemplo os resinóides, que são derivados da vitamina A", encerra a profissional.

Fonte: Tissiane Vicentin

0 comentários:

Postar um comentário