quarta-feira, 10 de junho de 2015

ACERTE O TOM DOS CABELOS


A cor dos cabelos da mulherada sempre acompanhou as estações do ano. No inverno, em temperaturas mais baixas e dias com menos sol, a tendência é sempre tons mais escuros, deixando as cores mais claras e luzes para o verão. Nos dias mais frios, os loiros continuam em destaque, embora concorram com os tons avermelhados e nuances de marrom. A novidade está na leveza das tonalidades, afirmam especialistas.

Antes de sair por aí arriscando cores que não combinam com seu rosto ou personalidade, os especialistas são categóricos quando sugerem que a mudança seja feita aos poucos. Assim, não causa impacto e você não vai se arrepender depois.

Que tal, então, testar o tom pretendido antes de cortá-lo? Vale uma mecha escondida atrás da nuca ou da orelha, que garante um resultado mais satisfatório. Além disso, você confere como o fio reage à química. Uma dica: posicione uma parte do cabelo perto da maçã do rosto e verás a combinação com o tom da pele!

As sobrancelhas também devem ser pensadas. Não que você precise usá-la no tom das mechas, mas aproximá-la ou "quebrar" a cor, ou seja, clareá-la de um a três tons talvez seja preciso. Nesse caso, colorações acinzentadas são as melhores indicações. Para as loiras funcionam nuances de mel, marrom claro e avelã. Ruivas podem aderir ao loiro natural, que dá um toque dourado, sem deixar o arco avermelhado demais.

Ah, não se esqueça de conversar bastante com seu profissional e narre todos os processos químicos que já fez, hein?! Pelo menos os principais. Isso porque as transformações químicas mexem bastante com a estrutura interna do fio e acumulam resíduos no cabelo. Mesmo depois de anos, ainda podem dificultar a ação da tintura ou do descolorante, interferindo no resultado final.

Agora que você já sabe algumas dicas básicas, dá uma lida nessa lista de tons que separamos e os mais indicados para cada tipo de pele.

Loiro

Quem não abre mão do loiro vai gostar do tom mais amanteigado que as tintas estão propondo, que deixam o look mais natural. Dá para apostar em mechas com tons de bege e dourado, especialmente as mais branquinhas e com fios naturalmente claros. Outra ideia é usar a raiz escura e o comprimento com pontos de luminosidade. Isso torna a manutenção mais espaçada.

Sugestões: quem tem pele branca e pigmentos rosados aposte em tons médios e com nuances douradas para iluminar o rosto. Já as que têm pele com pigmentos amarelados ou orientais, a maioria das brasileiras, ficam melhor com tonalidades com fundo frio e com toques de bege. As de pele morena ou negra podem usar sem medo o dourado fechado.

Castanho

Nesta estação, "o preto e o castanho deixam de ser fashion e entram no circuito os tons de marrom e chocolate como base, com mechas finíssimas acobreadas, como o das atrizes morenas Catherine Zeta Jones, Julia Roberts, Giovanna Antonelli, Nanda Costa e Dira Paes", antecipa o especialista Marco Antonio de Biaggi.

O toque de dourado nas cores chocolate, cacau e café fazem um contraste bonito com vários tipos de pele. Para variar o look monocromático, mechas carameladas são bons complementos, porque os pontos de luz são importantes para dar leveza e movimento na cabeleira mais escura.

Morenas de pele branca com pigmentos rosados ficam melhor se optarem por tons médios naturais e dourados. Quem tem pele morena ou negra vale quase tudo, dos marrons dourados aos mais escuros. E as com pele com pigmentos amarelados ou orientais podem preferir tons acinzentados que equilibram a pele.

Ruivas

Os tons avermelhados ganharam destaque desde que a jovem atriz Marina Ruy Barbosa despontou no cenário das novelas. As morenas chamam a atenção e ficam sexy com um fundo que vai do bordô ao berinjela, como a atriz Paloma Bernardi, que optou por um fundo de conhaque quente (marrom acobreado) com mechas finíssimas em mahogany blonde, cinamon toast e hot frapuccino, resultando em um vermelho com nuances sutis acobreadas.

O ruivo desbotado e levemente alaranjado, também chamado de Strawberry Blonde, é uma boa alternativa para aquecer o visual de mulheres com a pele bem clara. Por outro lado, tons avermelhados e com um leve toque de ameixa combinam com a pele da maioria das brasileiras. Para as branquinhas os toques em laranjas claros, bem naturais, ficam ótimos.

Moças de pele com pigmentos amarelados ou orientais ficam mais vistosas em tonalidades escuras, que puxam para o ameixa. E as morenas ou negras ficam lindas com vermelhos vivos.

Fonte: Natália Farah

0 comentários:

Postar um comentário