terça-feira, 2 de junho de 2015

9 dicas para cuidar da pele no inverno


É no inverno que bate uma preguicinha gostosa e morremos de vontade de ficar debaixo das cobertas por horas assistindo nossas séries preferidas! Mas com o friozinho, vem também alguns cuidados especiais que temos que tomar para cuidar da nossa pele no inverno. A dermatologista Luciana de Abreu, deu dicas super legais! Confira!

1) Evite o ar condicionado! Ficar por muito tempo em ambientes com ar condicionado pode deixar a pele e as mucosas dos lábios, nariz e olhos mais ressecadas. A pele do rosto pode ficar com aspecto craquelado, com sensação de repuxamento, e nas mucosas dos lábios e nariz, pode ocorrer fissuras, ardência e até sangramento. Sempre aplique hidratante no rosto e cremes reparadores/cicatrizantes nos lábios. Opções bacanas são as águas termais e águas com hidratantes em spray, bem práticas de aplicar e utilizar.

 2) Evite banhos muito quentes e prolongados: Quanto menos quente a água do banho e mais rápida a duração dele, melhor. A água em temperaturas muito elevadas contribui para alterar a composição do manto hidrolipídico - barreira hidratante composta de lipídeos e água, que recobre toda a pele, protegendo-a.

 3) Hidratação da pele: Cremes ou loções contendo ureia, alantoína, glicerina, ceramidas, e pantenol são ótimas opções para aplicação no corpo todo, com a pele ainda úmida e logo após o banho (pois ajuda a penetrar mais rapidamente o hidratante). Para o rosto, use hidratantes específicos para pele facial, de preferência contendo ácido hialurônico e antioxidantes, de acordo com cada tipo de pele; por exemplo, quem tiver pele oleosa, prefera hidratantes em sérum ou oil free. Atenção especial deve ser dada às áreas naturalmente mais ressecadas como mãos, pés, cotovelos, joelhos, calcanhares – capriche na hidratação destas áreas!

 4) Unhas: Com o clima seco e frio, as unhas e cutículas ressecam mais e podem surgir as fissuras nas polpas digitais, descamação lamelar das unhas e fragilidade das cutículas. Evite água quente para lavar as mãos, use luvas durante manuseio de produtos de limpeza ou detergentes, e prefera removedores de esmalte oleosos a acetonas. A hidratação com ceras e cremes para cutículas e unhas também podem ajudar, aplique em forma de massagem nestes locais, várias vezes ao dia.

 5) Beba água: A ingestão adequada de água ao longo do dia, em média 2 litros por dia, é super importante na prevenção da desidratação e ressecamento da pele. Durante o inverno, é muito comum diminuir a ingestão de água, um grande erro. Manter a ingestão de água é  importante para manter a hidratação da pele e de todo o organismo que naturalmente fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica, com brilho. Nesta estação, uma dica é tomar chás claros ou de fruta para ajudar a suprir essa ingesta de água diária.

6) Evite uso excessivo de sabonetes no banho: Evite se ensaboar demais e usar buchas durante o banho para não retirar totalmente a camada superficial do manto hidrolipídico que reveste nossa pele, protegendo-a das agressões externas. Prefira sabonetes neutros que façam menos espuma, que contenham mais hidratantes, e com o PH da pele, que é ácido. O ideal é que o pH da pele seja, em média de 5.5 para que o manto hidrolipídico, responsável por manter os lipídios e a umidade enquanto bloqueia agressores externos como germes, poluição e bactérias, desempenhe bem a sua função. Se o PH do sabonete for maior, ou seja, mais alcalino e mais detergente, sua pele apresentará maior ressecamento e sensibilidade.

 7) Lábios: Geralmente ressecam muito durante o inverno, podendo surgir inclusive rachaduras e sangramentos. Recomenda-se usar hidratantes labiais com substâncias que promovem formação de um filme protetor, além de efeito umectante. Quem faz tratamento facial noturno para acne, deve redobrar os cuidados com os lábios, aplicando hidratante labial também ao deitar. 

 8) Filtro solar: Usar diariamente o filtro solar é importante pois as frações da radiação ultravioleta são invisíveis e estão presentes até em dias nublados e chuvosos, portanto, não esqueça de usar e reaplicar se for necessário! Para quem já tem a pele mais sensível ou seca, ou está fazendo tratamentos dermatológicos com ácidos, peelings e lasers, recomenda-se o uso de filtros solares com textura mais emoliente, hidratante.

 9) Pés ressecados e rachados: No inverno, os pés também ressecam mais! Uma dica é aplicar cremes hidratantes potentes, mais viscosos, ou até mesmo cremes para assaduras de bebês nas regiões com fissuras e rachaduras dos pés, e envolvê-los com plástico filme de PVC, na hora de dormir; no outro dia, seus pés estarão bem mais macios e hidratados! Procure fazer isso pelo menos 1 a 2 vezes por semana no inverno.

Fonte: Praticia Batista

0 comentários:

Postar um comentário