segunda-feira, 20 de julho de 2015

MITOS E VERDADES SOBRE CASPAS NOS CABELOS


Atualmente, cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo sofrem com a caspa. Mas, muita gente ainda não sabe ao certo se a caspa é um problema causado por falta de higiene nos cabelos, maus hábitos ou problemas de saúde.

E como o tema ainda é cercado de mitos tanto na causa, quanto no tratamento, a Dra. Juliana Neiva, dermatologista das celebridades, trouxe algumas respostas que vão te ajudar a esclarecer tudo sobre este assunto.
1. A caspa é uma doença?
Não. Ao contrário do que maioria pensa, a caspa não é uma doença e não tem nada a ver com a falta de higiene. Ela é um estado do couro cabeludo. Ou seja, você não "pega" ou transmite caspa. Da mesma forma, não existe cura para caspa, e sim controle.
O principal fator para o aparecimento da caspa está na presença do fundo Malassezia em níveis elevados, o que contribui para enfraquecimento do couro cabeludo, que pode já ser frágil e, aumento da secreção de sebo.
Dentre outros fatores que podem contribuir para o aumento deste problema estão: alimentação inadequada, estresse físico e psicológico; consumo excessivo de álcool; fatores externos, como muito uso de secador, excesso de produtos químicos no couro cabeludo; alta exposição do sol, uso de água muito quente e aplicação de produtos químicos agressivos.
2. Lavar os cabelos todos os dias provoca caspa?
Não. Entretanto, a alta temperatura da água pode fragilizar o couro cabeludo e contribuir com o aparecimento da caspa. Lavar a cabeça com anticaspa diariamente, ajuda na eliminação da Malassezia e remoção da oleosidade e de agentes poluidores.
3. Os shampoos anticaspa ressecam os fios?
Se for um shampoo de qualidade, a resposta é não resseca o cabelo. Porque assim como um shampoo comum, estes apresentam propriedades condicionantes que ajudam a combater o ressecamento dos fios. Antes de tudo, é importante escolher o shampoo anticaspa certo para seu tipo de cabelo.
4. Lavar a cabeça mais vezes ao dia ajuda?
Não. Muito pelo contrário, pode até agravar o problema. O excesso de lavagem pode irritar o couro cabeludo, causando mais coceira e desconforto. É recomendado lavar no máximo uma vez por dia e com um shampoo apropriado para o cabelo e especifico contra a caspa.
5. A caspa pode ocasionar queda de cabelo?
Sim, a caspa atinge diretamente o couro cabeludo, e assim, as pessoas que são atingidas pela caspa podem apresentar algum grau de queda. De acordo com estudos, 72% dos indivíduos com caspa têm queda de cabelo.
Fonte: Vila Mulher

0 comentários:

Postar um comentário