quarta-feira, 15 de julho de 2015

A idade dos cabelos


Pode ser com 20, 30, 40 ou na faixa dos 50 anos. Seja qual for a idade, mulheres estão sempre em busca de fios perfeitosbem cuidados e brilhantes. Mas, será que com o passar dos anos os fios vão se modificando? De acordo com a dermatologista Leila Bloch, o passar do tempo deixa, sim, os cabelos mais ressecados. “Elas perdem elasticidade e resistência, com isso, a tendência é que fiquem mais quebradiços”, conta.

Manter cabelos bonitos e saudáveis, não é só uma questão de genética. Para a terapeuta capilar Sheila Bellotti, mulheres de 50 anos podem ter fios mais bonitos do que muitas mais jovens. O motivo? Os produtos que você usa e como você cuida dos seus fios influenciam diretamente na saúde dos cabelos no decorrer dos anos. “Temos que levar em consideração os fatores hormonais e problemas de saúde que levam a perdas capilares, afinamento e atrofias, por exemplo. E ainda existe o fator de o quanto a mulher maltratou seus cabelos com uso de químicas inadequadas, incompatíveis, agressivas”, explica Sheila.

Uma dica para todas as mulheres é ter cuidado com o sol. Tanto a médica como a terapeuta capilar relataram que a exposição excessiva pode danificar os fios. Quanto mais cedo você protege suas madeixas, melhor. “O sol danifica os fios em todas as faixas etárias. Ele tem efeito cumulativo, quanto maior a exposição no decorrer da vida, mais efeitos negativos irão apresentar. Sem proteção, o sol provoca a perda de proteína e enfraquece os fios”, afirma Sheila.

“Os fios ficam mais ressecados e perdem um pouco a pigmentação. Além disso, pode ocasionar inflamação no couro cabeludo. Nos casos mais graves, pode haver ainda queimaduras no couro, o que além de facilitar a perda capilar pode aumentar em até 4 vezes o risco de se ter um melanoma”, completa doutora Leila.

Mas tem algo que toda mulher, em qualquer fase da vida, pode fazer para manter seus cabelos fortes e bonitos: ter uma alimentação equilibrada. “Cultivar hábitos alimentares saudáveis e exercícios físicos sem exageros, são mandamentos para se ter um cabelo bonito em qualquer idade”, comenta Sheila.

Para quem não ingere todas as vitaminas necessárias o ideal, segundo a dermatologista, é a utilização de suplementos. “São indicados, dependendo de cada caso, complexos vitamínicos que tenham biotina e D-pantenolzincocobre e selênio, vitaminas C e E e suplementação com proteínas e ferro”, aponta a doutora Leila Bloch.

Fonte: Bolsa de Mulher

0 comentários:

Postar um comentário