segunda-feira, 25 de maio de 2015

PEPINO ELIMINA OLHEIRAS? DESVENDE 7 MITOS DE BELEZA


Pepino elimina olheiras? Usar lâmina engrossa o pelo? Essas e outras principais dúvidas que rondam o imaginário feminino quando o assunto é beleza, você tira agora! Conversamos com duas profissionais de estética e saúde, a famarcêutica e cosmetóloga Fernanda Sanches e a dermatologista Geane Argolo, da clínica Dr. Família, que esclarecem os principais mitos.

Pepino ou compressa de chá de camomila reduzem olheiras? 
Fernanda: O pepino ou o chá de camomila, geralmente são aplicados na área dos olhos quando estão gelados. Isso promove uma melhora instantânea da olheira, uma vez que o frio causa uma vasoconstrição, melhorando a circulação local. Porém, essa sensação é a curtíssimo prazo, pois não soluciona o problema.

Geane: Qualquer compressa fria ou gelada tem um efeito de vasoconstrição, que diminui temporariamente o calibre dos vasinhos de sangue que irrigam a região das olheiras e, dessa forma, reduz o aspecto escuro e o inchaço. Mas é um efeito de momento. Já as compressas com chá de camomila gelado têm, de fato, ação antiinflamatória e drenante --no caso de fazer algo em casa, elas são mais eficazes.Conclusão: É mito. O efeito do pepino é apenas temporário!

Passar hidratante antes da maquiagem protege a pele?
Geane: Não importa se sua pele é oleosa ou seca, hidratar a pele antes da maquiagem é essencial! A pele depois de limpa, deve ser hidratada sempre com o hidratante ideal para cada tipo de pele. Além de deixar a pele saudável, o hidratante evita que a pele fique seca e opaca ou oleosa, mantendo todo o viço da mesma. Uma pele sem a hidratação correta faz com que a maquiagem dure muito menos, e fica com uma aparência nada agradável.

Fernanda:  Hidratar a pele normaliza as funções metabólicas, o que evita ressecamento, descamação, envelhecimento precoce e mantêm a integridade da barreira cutânea, protegendo-a de agressões do meio externo e preparando para a maquiagem. Portanto, é imprescindível o uso de um hidratante específico para cada tipo de pele, inclusive as oleosas, para manter o viço, firmeza e luminosidade da pele.

Conclusão: É verdade! Hidratar a pele é fundamental, inclusive antes da make!

Esfoliar a pele causa efeito rebote?
Fernanda:  O efeito rebote só acontece quando é realizada a esfoliação por mais de duas vezes na semana, pois desse modo, houve uma estimulação excessiva da renovação, não respeitando o tempo da renovação natural.

Geane:  A esfoliação é o procedimento certo para quem quer eliminar as impurezas da pele. No entanto, se feita de forma agressiva, a pele pode sofrer danos que resultarão em sentidos opostos dos necessários.  Se os tipos de pele são variados, os cuidados devem ser específicos para cada uma. 

Conclusão: Verdade, se feita da forma inadequada!

Cremes hidratantes funcionam melhor durante a noite?
Geane: Não que funcionem melhor, mas a noite é o melhor horário para cuidar da pele, pois não estamos mais expostos ao sol e podemos usar cremes à base de ácidos, clareadores e firmadores.

Fernanda:  A escolha do melhor hidratante está no tipo de pele a ser tratada, sendo que as mais secas e envelhecidas necessitam dos cremes e as mais oleosas necessitam de um hidratante mais leve,c como loções ou séruns. É indicado o uso de hidratantes duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite, sendo um mito que o hidratante quando usado pela noite funcione melhor.

Conclusão: Mito! O hidratante em si em a mesma potência em qualquer hora do dia.

Óleo corporal substitui creme hidratante?
Fernanda:  Depende muito da composição desse óleo. O ideal são óleos de origem vegetal, que são compatíveis com os lipídeos da pele, o que garante sua penetração na camada lipídica, devolvendo a hidratação.

Geane: Apesar de mais prático, o óleo corporal tem uma ação mais superficial. O que o óleo corporal faz, na verdade, é criar uma película protetora para evitar a perda hídrica e, consequentemente, evitar o ressecamento, mas ele não consegue repor a hidratação, a “água” perdida. 
Conclusão: Mito! O hidratante nesse quesito é muito mais “potente”.

Depilar com lâmina engrossa o pelo?
Geane: A lâmina corta o pelo, ou seja, o fio não é extraído pela raiz. Naturalmente o pelo é mais fino na ponta e grosso na raiz, quando ele é cortado ao meio a parte que fica exposta é a raiz, por isso passa a sensação de que ele ficou mais grosso.

Fernanda:  O que acontece é que com outros métodos depilatórios, como por exemplo, as ceras e o laser, ocorre um enfraquecimento do pelo. Já com o uso das lâminas, o pelo é cortado na metade de sua haste, onde é mais espesso do que na ponta do fio, porém o pelo não muda sua característica.

Conclusão: Mito! É só uma impressão de que ele é mais grosso, pois não é extraído totalmente.

Cosméticos em excesso causa espinhas?
Fernanda:  O aparecimento de acne está relacionado, muitas vezes, ao uso incorreto de cosméticos, principalmente cosméticos que não são indicados para o seu tipo de pele. A pele oleosa apresenta uma tendência maior ao aparecimento de acne, pois há uma produção de sebo em excesso, o que ocasiona uma obstrução dos poros e as bactérias em contato com esse sebo, produzem toxinas que geram um processo inflamatório com surgimento da acne.

Geane: Eles podem contribuir com a obstrução dos poros, que provoca acne. O ideal é manter a pele sempre limpa e hidratada, mas sem exageros. Quem tem pele oleosa deve procurar produtos de textura leve, com fórmula oilfree – o que vale também para o removedor de maquiagem.

Conclusão: Verdade! O uso inadequado de produtos podem provocar acne.

Fonte: Jessica Moraes

0 comentários:

Postar um comentário