sexta-feira, 24 de abril de 2015

RACHADURAS NOS PÉS: COMO COMBATER E DEIXÁ-LOS LISOS E SEDOSOS

Eles nos sustentam o dia inteiro, mas nem sempre recebem a atenção merecida. Por desempenharem uma função importante, os pés também devem ganhar cuidados especiais. Muitas vezes, nos preocupamos somente com as unhas e esquecemos da pele. E então o que acontece? O calcanhar fica grosso e aparecem as tão temidas (e feiosas) rachaduras. Mas não se preocupe: resolver o problema é fácil!


O dermatologista Adriano Almeida explica que a maior parte das rachaduras surge pela agressão que os pés sofrem por suportar o nosso peso. “A pele tende a se espessar para proteger os órgãos internos do corpo e, com isso, vêm as rachaduras”, explica. O problema também pode ser causado por doenças como desidrose e psoríase – nesses casos, as fissuras geralmente sangram e o recomendado é procurar um médico.


Se você se descuidou e as rachaduras apareceram, provavelmente já lançou mão da lixa para tentar resolver o problema. E é aí que está o principal erro: ao contrário do que parece, lixar os pés estimula o aparecimento das fendas. Segundo Adriano, é uma reação natural do corpo: “o organismo entende que o trauma está ficando pior e engrossa mais a pele, para aumentar a proteção”.

Então, se a lixa não resolve, o que fazer? São duas ações combinadas que solucionam o problema a longo prazo: esfoliar e hidratar. Os cremes mais indicados são os que contêm componentes que ajudam a afinar a camada espessa da pele e os que têm um poder hidratante mais intenso e prolongado.

O ideal é aplicar o produto pelo menos duas vezes ao dia, e associar substâncias hidratantes e esfoliantes. Dependendo do grau das rachaduras, os primeiros resultados já podem ser sentidos após 30 dias, embora a pele só vá ficar lisinha mesmo depois de alguns meses. Para prevenir, a esfoliação não precisa ser feita com tanta frequência, mas a hidratação é fundamental.

Também há outras dicas que você pode seguir para promover a saúde e a beleza dos pés:

- Massageá-los enquanto hidrata, além de ser relaxante, ajuda na absorção do produto.

- Deixar os pés de molho em água morna alivia o desconforto. Porém, não é indicado colocar sabonete na água, pois ele ajuda a desidratar. Óleos essenciais são melhores para deixar a pele macia e lisa.

- É importante se preocupar também com o conforto dos calçados na hora de comprar. Solas macias são aliadas no combate às rachaduras.

- Se você passa a maior parte do dia sentada e tem a possibilidade de tirar os sapatos, é uma boa ideia para dar um descanso aos seus pés.

Fonte: Natacha Gomes

0 comentários:

Postar um comentário